Você está em: Home »Sem Marcador »Fala CIRO: Ensinar o ECA nas escolas, um compromisso, um desafio!
Fala CIRO: Ensinar o ECA nas escolas, um compromisso, um desafio!
terça-feira, 13 de abril de 2010
FALA CIRO
Muitos falam sobre o exagero que é dotar as crianças e adolescentes de muitos direitos. Que o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente "deu muita ousadia a esses meninos".
Pois bem, da nossa parte compreendemos que precisamos educar "esses meninos". Não existe direitos que venham sem responsabilidades juntas. Se alguns, até pela condição educacional do nosso povo, só vêem direitos, precisamos ensinar o outro lado da lei, os deveres.
Entendemos ser um dos principais desafios que devemos encontrar no exercício de Conselheiro Tutelar, conjugar a educação formal nas escolas com o exercício da cidadania, onde os estudantes aprendam os seus direitos e devers determinados na lei que lhes protege.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já , determina a inclusão obrigatória, no currículo do Ensino Fundamental, de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e adolescentes, tendo o ECA como diretriz. Precisamos fortalecer essa iniciativa, não forçando a criação de uma nova disciplina, mas debatendo com os educadores as condições de utilizarem em seus contéudo textos´e informações do próprio ECA que levem os estudantes a refletirem o quanto podem utilizar para o bem comum o que a lei lhes garante, tantos direitos, quanto deveres.
Compromisso e desafio que iremos enfretar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comente