Você está em: Home »Sem Marcador »ISSO LHE INTERESSA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você está em: Home »Sem Marcador »ISSO LHE INTERESSA
Existe um tipo de violência que não machuca o corpo, mas deixa feridas no coração e na mente. São castigos cruéis, ameaças e humilhações. E pode acontecer em qualquer lugar: em casa, na escola e nas ruas. Trancar criança em quarto escuro, não deixar que ela se alimente, ameaçar que se não for boazinha a mãe vai morrer - tudo isso deixa a criança insegura e prejudica seu desenvolvimento.
Outro tipo de violência chama-se abuso. Abusar significa passar dos limites. Você sabe que abusou dos doces quando comeu mais do que cabia no estômago e fica com dor de barriga. Abusar de uma criança significa fazer alguma coisa que passa dos limites do que ela compreende.
É abuso, por exemplo, envolver crianças em assuntos de sexo. Sexo é coisa para gente grande. O abuso sexual de crianças e adolescentes é crime. Adulto que abusa sexualmente de criança vai para a cadeia.
Alguns adultos cometem a violência que se chama negligência. Negligência é não cuidar da criança como ela deve ser cuidada. É negligência, por exemplo, mandar uma criança pequena fazer tarefas que podem prejudicar sua saúde e ameaçar sua vida. Imagine, por exemplo, o quanto é perigoso uma menina de 5 anos mexer com panelas quentes no fogão. Pais que deixam isso acontecer não estão protegendo os filhos como deveriam.
Com que idade posso trabalhar?No Brasil, o trabalho infantil é proibido. A lei brasileira diz que até os 14 anos criança nenhuma pode trabalhar. Com 14 anos, o adolescente até pode começar a trabalhar, mas como aprendiz - quer dizer, aprendendo uma profissão, com um adulto cuidando dele. Trabalhar de verdade só depois dos 16 anos e desde que o adolescente trabalhador tenha garantidos todos os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. |
Criança que trabalha também sofre violência. Criança não pode trabalhar , nem em empresas, nem nas ruas, nem dentro de casa.
Criança que trabalha não tem tempo para estudar e brincar. Não vive a infância. Ainda assim, mais de 1 milhão de crianças brasileiras de até 13 anos trabalham.
Se você é vítima de algum desses tipos de violência, converse com alguém em quem confia. Se tiver medo de falar com seus pais e parentes, então, procure seu professor ou alguma organização de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
Você também pode telefonar para o Disque 100. A ligação é gratuita e recebe denúncias de abuso sexual e outras formas de violência de todas as cidades do Brasil.
O importante é não ficar calado.
ONDE SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA
O principal órgão de proteção da criança e do adolescente é o Conselho Tutelar de sua cidade. O Conselho Tutelar é um órgão que verifica se os direitos das crianças estão sendo cumpridos. Ele encaminha, por exemplo, os casos de violência e exploração de crianças.
Se a sua cidade não tiver um Conselho Tutelar, você pode procurar diretamente o Juizado da Infância ou uma delegacia de polícia.
Comente